A idade ideal para fazer a primeira consulta com o ortodontista é no início da troca da dentição, que geralmente ocorre em torno dos 6 anos. Esta fase, na qual o paciente apresenta dentes decíduos (de leite) e dentes permanentes na boca é chamada de dentição mista.
A dentição mista gera muitas queixas dos pais em relação à estética do sorriso dos filhos, sendo denominada inclusive de “fase do patinho feio”. Entretanto, é uma fase transitória, que tende a melhorar após a troca de todos os dentes.
Mas para que a troca da dentição ocorra de forma harmoniosa, é necessário o acompanhamento de diversos fatores, como a remoção de hábitos deletérios, avaliar se existe espaço adequado para a erupção dos dentes, observar a sequência correta da troca da dentição, avaliar se o crescimento entre as bases ósseas está compatível, entre outros fatores.
Nesta fase, o ortodontista só deve intervir se algum fator estiver fora do desenvolvimento normal, como por exemplo a presença de mordidas cruzadas, mordida aberta ou a perda precoce de algum elemento dentário. Estudos mostram que o acompanhamento ortodôntico durante a fase da dentição mista, intervindo pontualmente quando necessário, torna o tratamento ortodôntico corretivo na adolescência mais rápido ou até mesmo opcional.