Alguns pacientes apresentam desarmonia esquelética acentuada entre maxila e mandíbula, gerando problemas funcionais e estéticos não solucionáveis apenas com o tratamento ortodôntico. Nestes casos, o ortodontista precisa posicionar os dentes corretamente em suas bases ósseas e o paciente é então submetido a cirurgia ortognática, onde o cirurgião bucomaxilofacial posiciona as bases ósseas na posição correta.
As cirurgias ortognáticas evoluíram muito. Hoje o planejamento é feito de forma virtual, tornando o procedimento mais rápido, mais estável e com pós-operatório infinitamente mais confortável. Os resultados funcionais e estéticos são muito impressionantes!
A tentativa de corrigir desarmonias esqueléticas acentuadas apenas ortodonticamente é extremamente perigosa, pois os dentes ficam mal posicionados em relação à base óssea, podendo gerar retrações gengivais, perda de inserção e até mesmo perdas dentárias. Devemos sempre respeitar os limites biológicos e as bases ósseas durante a movimentação dentária.