Os alinhadores Invisalign vieram ocupar um espaço extremamente importante no consultório ortodôntico, pois são aparelhos removíveis que efetivamente alinham os dentes, possibilitando o tratamento de pacientes que não querem ou não podem colocar aparelho fixo. Como grande vantagem deles está o fato de ser removível, podendo comer e escovar os dentes sem aparelho, diminuindo também as urgências e incômodos gerados pelo aparelho fixo. Como desvantagem está o fato de necessitar de muita disciplina e cooperação e não conseguir fazer todos os tipos de movimentos ortodônticos.
A associação dos alinhadores com attachments (resinas coladas nos dentes para otimizar a movimentação dos dentes), elásticos e outras mecânicas acessórias aumentam de forma significativa a eficácia dos alinhadores.
Assim como nos tratamentos com aparelho fixo, o Invisalign exige correto diagnóstico e plano de tratamento. Entretanto, o planejamento do caso é diferente, pois é feito de forma virtual, tentando prever todos os movimentos e possíveis efeitos colaterais, previamente ao início do tratamento. O ortodontista precisa entender o funcionamento da biologia do movimento ortodôntico e da mecânica com alinhadores, para planejar a sequência de movimentos dentários, quais podem ocorrer simultaneamente, quais attachments serão necessários e vários outro fatores.
Entretanto, nenhum planejamento surtirá efeito se o paciente não se comprometer a usar seus alinhadores acima de 18 a 20 horas por dia.